Finkler, Pedro Ademar Wildner2012-09-0620122012-09-062012-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/5e35bdc7-24ec-47b4-8182-88443362848050 f.As empresas de pequeno porte ocupam lugar de destaque entre o mundo das organizações; porém, existe certa dificuldade para a instituição do planejamento estratégico em seu cotidiano. Assim, este trabalho aborda a relevância da aplicação desta ferramenta, buscando para isso a realização de pesquisas em empresas de pequeno porte do município de Ijuí, construindo um estudo qualitativo. Para tanto, são abordados assuntos concernentes ao tema, objetivando a compreensão sobre conceitos relevantes e sua aplicabilidade no contexto organizacional. As pesquisas realizadas informam acerca da situação vivenciada por onze empresas ijuienses, evidenciando a falta do planejamento estratégico enquanto instrumento norteador de suas atividades e refletindo a realidade enfrentada pela maioria das empresas deste porte. Compreende-se, portanto, a necessidade de mudanças no contexto organizacional nas empresas de pequeno porte, haja vista a deficiência no conhecimento e na utilização de ferramentas administrativas.pt-BROrganizaçãoPlanejamento estratégicoEmpresas de pequeno porteAdministraçãoPlanejamento estratégico: aplicação em empresas de pequeno porteMonografia