Rodrigues, Rosicler de Cássia2024-03-252023-07-062024-03-252024-03-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/754640 f.No presente trabalho de conclusão de curso realiza-se uma discussão teórica em torno das possibilidades do brincar através de materiais não estruturados na educação infantil. Parte-se da apresentação da legislação vigente, das abordagens atuais e de teorias investigativas desta área de estudo. Também se descreve os materiais não estruturados fundamentados nas abordagens atuais em educação infantil, demonstrando sua importância para o desenvolvimento das crianças através da ilustração de vivências de uma escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica que permitiu chegar a conclusões preliminares e a novos questionamentos sobre os materiais não estruturados, enquanto oportunidade de salvaguardar o direito de brincar das crianças na educação infantil. Constatou-se que existem várias possibilidades de promover o Brincar com materiais não estruturados com as crianças, e por esta razão buscou-se apresentar vivências de uma escola de Educação Infantil em uma turma que trabalha sob esta perspectiva, através de observações, registros e entrevistas com professores que trabalham nesta escola. Considera-se que surgiram muitas indagações relacionadas à prática docente, aos espaços disponíveis, a organização do tempo essencial para que o trabalho com materiais não estruturados seja capaz de promover o protagonismo das crianças. Palavras chave: Materiais não estruturados. Brincar. Educação Infantilpt-BRCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::EducaçãoMateriais não estruturados: o brincar heurístico na educação infantilTCC