Franco, Patrícia Cristiane2019-08-0620192019-08-062019-08-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/60cf064b-9081-48a4-8a60-d8b5ea0bc25948 f.O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.pt-BRCiências humanasHistóriaEducaçãoAprendizagemMetodologias ativasSala de aula invertidaMetodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisadorMonografia