Lunardi, Joici2018-02-2620172018-02-262018-02-26https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6143bf87-6a18-41c7-9de5-e8e72e8fb71a23 f.O foco central da pesquisa é a aprendizagem, considerando o uso de jogos como um recurso para ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao campo aditivo com alunos do 5ª e 6ª ano do ensino fundamental. A mesma tem por objetivo analisar os entendimentos relacionados ao campo aditivo apresentados pelos alunos e que podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos como um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram com um total de 7 alunos. Foram realizados quatro encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a resolução de um pré-teste com o objetivo de diagnosticar possíveis conceitos que poderiam ser explorados, na sequência foram propostos jogos seguidos de registro e a problematização entre os alunos. Os jogos Nunca 10 e Cinquenta pontos foram realizados com o auxílio do Material Dourado. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente, com uma intencionalidade pedagógica e que conta com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaJogosAprendizagemNúmeroCampo AditivoMatemáticaUma reflexão sobre aprendizagens dos conceitos do campo aditivo por alunos 5º e 6º ano do ensino fundamentalTCC