Wagner, Vilson2012-02-0220112012-02-022012-02-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6204ab48-000c-4cc9-b296-bedc2bf787a940 f.Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo e optou-se ainda pela realização de estudos de caso entre as cooperativas que integram a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), especialmente a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda (Ceriluz Distribuição) e a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda (Ceriluz Geração). Estas organizações responderam à pesquisa composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação utilizados por estas cooperativas, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.pt-BRAdministraçãoComunicaçãoCooperativismoJornalismoPrincípiosA comunicação social como ferramenta para a consolidação dos princípios do cooperativismoMonografia