Schreiber, Ritiele Marcia Kovaleski2016-11-1420162016-11-142016-11-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/63a82e87-f61f-4c2b-85c0-610f0c9d5b2126 f.Na atualidade, as empresas buscam incessantemente por eficiência nas suas atividades e também na forma de dividir os seus custos para realização destas atividades, procurando cada vez mais, por meio de uma otimização de seus processos, reduzir os custos e despesas aumentando seus resultados. Neste sentido, a instituição financeira estudada criou uma retaguarda centralizada de processos, que tem o nome de Back Office, e esta realiza atividades operacionais de forma centralizadas em um único local, com isso retirou das Unidades de Atendimento a parte operacional, deixando a mesma com mais oportunidade de realizar novos negócios, atender melhor ao seu associado, aprimorar o relacionamento, a satisfação do mesmo com a instituição e com os negócios realizados. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de rateio dos serviços prestados, isso para que de uma forma mais assertiva sejam identificados os custos de cada processo feito, e com base nos custos sejam elaborados os rateios por quantidade de serviços prestados versus custos. O maior desafio é elaborar um critério de rateio de custos envolvidos de cada serviço realizado no Back Office. A base conceitual utilizada é o custeio ABC e a metodologia abrange uma pesquisa aplicada, descritiva com coleta de dados por meio de entrevistas despadronizadas sendo analisados e sistematizados. O resultado do estudo apresenta uma proposta de rateio de custos que é feita com base em um percentual de complexidade que é dado para cada atividade e desta forma, cada Unidade de Atendimento saberá o custo de cada serviço contratado resultando na eficiência de gerenciamento de custos e processos.pt-BRCiências Sociais AplicadasControladoriaGestão empresarialAtividadesRateioCusteio ABCGerenciamentoResultadosCusteio baseado em atividades da retaguarda operacional de uma instituição financeiraArtigo