Binkoski, Mainara Andressa2019-08-0220192019-08-022019-08-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/645807db-cba4-4a40-b04f-1cfc48ea766c52 f.Este trabalho tematiza a questão de gênero no âmbito da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental através de imagens, artefatos e ambientes organizados para a educação das crianças. A partir disso, objetiva-se refletir como as escolas influenciam as crianças no que diz respeito às concepções de gênero para, então, questionar em que medida a dimensão republicana e democrática é um princípio da educação pública vivenciado entre as crianças e as professoras. Para tal estudo valeu-se de pesquisas bibliográficas e observações de ambientes escolares e materiais didáticos e entendeu-se que as professoras pedagogas são, em certa medida, responsáveis por criar ou reforçar padrões de gênero pelo modo como fazem a mediação entre a educação familiar e a educação escolar através da organização dos ambientes, escolha dos materiais didáticos e, a “naturalização” de valores e padrões culturais. Por fim, apresentam-se questões para pensar os desafios deste tema para a educação escolar e, em especial, no que diz respeito à formação inicial da professora pedagoga e a formação das crianças.pt-BRCiências humanasPedagogiaGêneroBrincarEscolaFormaçãoA influência dos artefatos culturais e escolares para a formação das crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: a questão de gênero na educaçãoMonografia