Schwertz, Susana Karina de Moraes2017-09-0620172017-09-062017-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/65060348-972d-4892-86d7-f4a8b16565dc36 f.Alfabetizar letrando significa não só dar a oportunidade do aluno apropriar-se do sistema alfabético, mas de possibilitar o uso da língua materna nas práticas sociais da leitura e da escrita. O objetivo desta pesquisa é evidenciar como ocorre a prática pedagógica de alfabetização que potencialize a ideia de letramento através de uma aprendizagem significativa e lúdica. Nesta o aluno é um sujeito ativo, os seus conhecimentos prévios e a cultura que carrega são valorizados. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com observações e entrevistas com a professora e os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Três de Maio. Neste estudo ficou evidente que a literatura infantil, os jogos e as brincadeiras possibilitam aos alunos vivências expressivas com a língua materna. Assim acabam aprendendo de forma espontânea e divertida. Dentro dessa perspectiva, alfabetizar letrando se constitui num desafio tanto para o professor quanto para o aluno. Uma das políticas públicas em destaque atualmente no Brasil é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um programa do governo federal em parceria com os municípios que escolhem participar do mesmo. Nele os professores têm a oportunidade de ter uma formação continuada, na qual recebem subsídios para o seu trabalho com os alunos. A escola também é beneficiada com materiais pedagógicos como jogos e livros infantis. Nesse sentido, o papel da educação é contribuir na formação de leitores e escritores, que sabem expressar-se corretamente, dialogando, interagindo e assim sendo sujeitos ativos na construção do conhecimento.pt-BRCiências HumanasPedagogiaAlfabetizaçãoLetramentoAprendizado lúdicoPrática pedagógicaAlfabetização e letramento: como potencializar o processo de ensino aprendizagemMonografia