Lipke, Jéssica Camila Richter Wünsch2015-11-1720152015-11-172015-11-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/65e619b6-c83d-412e-a20c-20db565f29b533 f.Este é um estudo sobre o papel da afetividade na aprendizagem de crianças, e tem como objetivo analisar uma escola de educação infantil, em que quatro professoras de educação infantil, da rede municipal da cidade de Horizontina – RS foram entrevistadas e questionadas sobre a importância da afetividade na educação infantil. Problematiza as consequências positivas e negativas da presença ou da falta de afetividade nesta etapa da vida das crianças, que é quando se desenvolverá a sua base afetiva. Foram realizadas observações das crianças em vários momentos para verificar a relação afetiva entre professor e aluno e assim identificar suas contribuições no processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho traz, também, um resgate histórico da infância e aborda sobre o papel da escola, da sua importância para a constituição dos sujeitos. Portanto, a afetividade influencia na construção do conhecimento, na aprendizagem das crianças, e o papel dos professores nesta questão é muito importante. Conclui que a falta de afetividade na primeira infância pode ocasionar em adultos com dificuldades de relacionamentos afetivos, insegurança e sem amor ao próximo.pt-BRCiências HumanasPedagogiaAfetividadeAprendizagemEducação infantilCriançasEscolaUm olhar pedagógico sobre a afetividade na educação infantilMonografia