Klatt, Marcella Wolff2018-07-1320182018-07-132018-07-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6688aeb2-f011-4172-9345-b24dc27d59a628 f.O objetivo deste estudo é analisar os impactos positivos e negativos na UNIJUÍ, referente à implantação da nova forma de gerir pessoas, através da criação de um Programa de Desenvolvimento Profissional – APRIMORA. Para realizar o estudo, utilizou-se de Pesquisa Bibliográfica, com autores que tratam sobre Gestão de Pessoas e Gestão por Competências. Utilizou-se um estudo descritivo, onde se apresentou o Programa APRIMORA e todas as suas processualidades. A pesquisa foi qualitativa, através de estudos observacionais do grupo inserido junto ao Programa e quantitativa, através de tabulação dos resultados obtidos dos relatórios gerados, os quais possibilitou verificar a adesão dos Técnicos Administrativos no Programa. Realizou-se a aplicação de questionário a um Focus Group, o que possibilitou feedback positivo e negativo do Programa. Diante destas análises, pode-se constatar que este modelo de fazer a gestão das pessoas, através de um Programa de Desenvolvimento, veio para qualificar o processo, trazendo melhorias na interação entre equipes de trabalho e assim o fortalecimento das mesmas. Desta forma, o Programa APRIMORA vem para otimizar os processos e garantir a profissionalização dos colaboradores da UNIJUÍ. Do outro lado, o estudo indicou necessidade de melhorias de algumas partes dos processos, no que diz respeito às ofertas de formações que abranjam o maior número de áreas, bem como, melhor organização por parte dos gestores, quanto ao incentivo dos profissionais de suas equipes rumo ao desenvolvimento.pt-BRCiências sociais aplicadasGestão de PessoasGestão de PessoasGestão por CompetênciasAPRIMORAGestão por competências: um estudo sobre o APRIMORA – Programa de Desenvolvimento Profissional da UnijuíTCC