Baldissera, Lídia Luiza2022-10-062022-07-262022-10-062022-10-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6696c1c7-234a-40dd-91bc-726d609d9ae541 f.O objetivo deste trabalho é traçar um breve histórico dos contos de fadas e apresentar as contribuições que esses contos de fadas trazem no processo de educação ou desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico, por isso foram utilizadas as ideias teóricas de importantes autores no campo da literatura infanto-juvenil. Para tanto, é dado um breve panorama teórico com o objetivo de introduzir os conceitos da literatura, baseada em Teresa Colomer (2003) e Nelly Novaes Coelho (2000).Em relação à importância da literatura infantil na formação das crianças utilizamos os pressupostos de Abramovich (1991); em relação aos contos de fadas, os conceitos de Bettelheim (2002), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987-2005) e Corso e Corso (2006). O estudo mostra que os contos de fadas são retratados como um importante veículo para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças, o que promove a aquisição de conhecimento e seu crescimento em diversas áreas de sua vida, tais como: na área social, emocional, cognitiva e psicológica.pt-BRCiências Humanas.Pedagogia.Literatura infantil.Contos de fadas.Desenvolvimento infantil.Formação do leitor infantil: o papel dos contos de fadasTCC