Santos, Caroline de Oliveira2018-11-0920182018-11-092018-11-09https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/67d2017f-cb57-430b-af7f-20a01b57786523 f.O presente artigo tem como tema o endomarketing e sua aplicação na indústria, tendo como objetivo principal avaliar a aplicação do endomarketing na empresa Tromink Industrial Ltda. Para tanto, este trabalho apresenta, por meio de uma pesquisa bibliográfica, os principais conceitos sobre endomarketing e comunicação interna. A pesquisa consiste em um estudo de caso realizado através do levantamento de registros internos da organização e de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada aos colaboradores da empresa. Os resultados apontam que os colaboradores têm uma boa imagem da organização e que, de modo geral, estão satisfeitos com o ambiente em que trabalham. No entanto, também são percebidos alguns pontos de melhoria. Conclui-se que, embora a empresa não tenha um plano de endomarketing definido, a aplicação dos conceitos de endomarketing acontece, sendo necessário um trabalho focado no tema para alcançar melhores resultados.pt-BRCiências sociais aplicadas.Endomarketing.Indústria.Comunicação interna.O papel e aplicação do endomarketing na indústria: um estudo de caso da empresa Tromink Industrial LTDAMonografia