Ciotti, Luciana Maria Matte2011-12-1920112011-12-192011-12-19https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/68e48658-8bd4-4dc8-810a-cb75b97ab8c679 f.Empresas de vários setores enfrentam dificuldades para determinar o preço de venda de seus produtos, visto que, com o aumento da competitividade, precisam atuar de maneira mais ágil e flexível, pois o preço sofre grande influência do mercado, levando-se em conta o poder aquisitivo da população, a qualidade e a oferta dos produtos conforme escolha de preferências. Com isso, o mercado demanda que as empresas ofereçam produtos de qualidade com preços que o consumidor deseja pagar. No valor dos preços, precisam estar inclusos todos os custos e despesas, margem de retorno sobre o capital, e ainda levando em conta os objetivos da empresa, ramo, concorrência, entre outros. Na correta aplicação dos preços, podem-se analisar todas as metas anteriormente definidas, e também definir descontos, promoções e melhores prazos, de acordo com cada produto e sua margem. Neste contexto, a Contabilidade de Custos é indispensável para qualquer empresa, pois auxilia no processo de gestão, planejamento e controle estratégico. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar a gestão estratégica de custos e resultados na Comercial Tijolinhos. Inicialmente, o relatório apresenta a contextualização do estudo, onde foi definido o tema, o problema, os objetivos e a justificativa a ser utilizada no desenvolvimento do estudo. No capítulo II, apresenta-se a revisão bibliográfica, baseada em pesquisas de livros, artigos e Internet, que define e conceitua, por meio do conhecimento de diversos autores, informações sobre os assuntos necessários para a realização do estudo. 10 No capítulo III, apresenta-se a metodologia do trabalho, onde foi definida a classificação da pesquisa, o plano de coleta de dados e o plano de análise do mesmo. No capítulo IV, foi desenvolvido o estudo aplicado, onde foram apresentados os produtos em análise, o custo de aquisição, despesas mensais da empresa, mark-up, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e demonstração do resultado da empresa com relação aos produtos em estudo, com suas respectivas análises. E por fim, o estudo apresenta a conclusão e a bibliografia que foi consultada durante a sua realização.pt-BRPreço de vendaQualidadeContabilidade de custosGestão estratégica de custos e resultados na Comercial TijolinhosMonografia