Brigo, Maira Simoni2017-07-2420162017-07-242017-07-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6970ff64-96b8-4cd7-927b-2ade4b73f29416 f.Este artigo se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar compreensões acerca do uso de TICs no processo de ensinar e de aprender matemática. A abordagem da pesquisa desenvolvida é qualitativa, tendo vários procedimentos metodológicos, dos quais destacamos a realização de uma entrevista semiestruturada com professores iniciantes que ministram aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio. As unidades de análise são o uso de tecnologias no processo de ensinar e de aprender matemática na visão de professores iniciantes, organizar o ensino: uma das ações docentes e impactos na formação inicial sobre o uso de TICs em ações como professor de matemática. De modo geral, todos os professores salientam que é importante o uso de TICs na organização do ensino e no ensino e na aprendizagem de matemática, sendo assim coerente dizer que, as TICs podem mostrar-se como inovadoras no processo de favorecer a produção de sentidos, promovendo novas formas de ensinar e de aprender.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemáticaFormação inicialOrganização do ensinoEnsino e aprendizagemUso de tecnologias da informação e da comunicaçãoUso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensinar e de aprender matemática por um grupo de professores iniciantesArtigo