Bach, Fernando Moser2014-02-2820132014-02-282014-02-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6bb09d3e-ec19-4c70-86dc-d0b4fcfcab5995 f.Atualmente, percebe-se que muitos professores de Educação Física logram-se para cargos administrativos dentro de suas instituições de ensino, sendo destes, com maior frequência para os cargos de diretor e vice-diretor de escola. O objetivo constitui-se de traçar o perfil e a trajetória desses profissionais, como também, compreender questões referentes ao tema, tais como: motivações, remuneração, grau de formação, nível de satisfação no cargo, compreensão dos aspectos existentes entre o esporte e a liderança. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de multicasos de natureza qualitativa e quantitativa. Sendo assim, o presente estudo desenvolveu-se na realidade de 4 municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, com professores graduados em Educação Física, que são ou que foram, diretores ou vice-diretores, nos municípios de Crissiumal, Horizontina, Três de Maio ou Santa Rosa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário on-line contendo 25 questões. As reflexões empreendidas ao longo deste trabalho nos permitiram compreender a trajetória e o perfil dos professores de Educação Física que assumiram cargos de gestão escolar, bem como, situar-nos sobre a percepção que estes possuem sobre a relação entre o ambiente esportivo e os aspectos ligados ao desenvolvimento da liderança.pt-BRProfessorEducação físicaGestão escolarDiretorCiências da SaúdeA trajetória dos professores de educação física que assumiram cargos de gestão escolar: um estudo de multicasos em 4 municípios da região Noroeste do Estado - RSMonografia