Neves, Edimara Bergmeyer2022-08-052022-07-072022-08-052022-08-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/6d7f728a-4464-409c-8b69-f48712fcb2c026 f.Pretende-se esclarecer, durante esta pesquisa, de que forma a criança pode constituir sua identidade com o aprendizado do seu próprio nome, e as possibilidades que a instituição escolar pode ter nesse processo de aprendizagem por meio da alfabetização, inserindo a criança a partir de práticas realizadas na escola, tornando o nome próprio uma das suas primeiras aquisições. Por esse fato torna-se relevante discutir essa aprendizagem. Esta pesquisa contará com um relato de experiência que foi realizado na disciplina de Didática da Alfabetização durante minha Graduação. Nesta pesquisa pretendo trazer a importância que o nome tem para a constituição da identidade da criança e como a escola, mediante suas propostas didáticas, pode possibilitar a ela a apropriação desse conhecimento, mostrando que, por intermédio dessas práticas, a criança pode ser inserida no mundo da escrita, do reconhecimento da compreensão e da expressão de significados do código.pt-BRCiências Humanas.Pedagogia.Nome próprio.Educação Infantil.Identidade.alfabetização.A escrita do nome próprio na constituição da identidade da criançaMonografia