Christmann, Andressa2023-02-072022-12-202023-02-072023-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/70a9a756-1330-40a1-9cb3-aa5dd48e9b2a60 f.As relações entre literatura e a escola compartilham de algo em comum: a natureza formativa. As obras literárias, neste caso Peter Pan e O Mágico de OZ, possibilitam leituras para o autoconhecimento e objetivos da vida, formando cidadãos críticos, visto que uma das funções da literatura é abrir a porta ao imaginário humano. Por conseguinte, compreender como a literatura infanto-juvenil estimula a leitura de livros literários faz parte da problematização deste trabalho, visto que é nos anos iniciais da educação básica que o aluno terá maior interesse pela leitura. Considerando isso, o trabalho tem por objetivo abordar a literatura infanto-juvenil e mostrar que é possível realizar sequências didáticas a partir de narrativas modernas. O trabalho é de cunho bibliográfico, evidenciando os autores como: Coelho (1991), (2000), Colomer (2017), Zilberman (2003), Corso e Corso (2006) e Cosson (2021). Em relação às obras a serem analisadas, destacam-se, especificamente, os autores Barrie (2012) e Baum (2020). Para pensar o planejamento e sequência didática, apresenta-se, ao final, nos resultados, uma proposta metodológica de utilização das duas referidas obras de Rildo Cosson (2009).pt-BRLinguística, letras e artes.Letras.Português-inglês.Ensino.Fantasia.Literatura infanto-juvenil.Letramento literário.Os contos de fadas modernos: uma análise de "Peter Pan" e "O mágico de Oz"Monografia