Oliveira, Vinicios Gonchoroski de2012-08-2320112012-08-232012-08-23https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/74139d92-5195-4067-b55c-9d05ad03fbaf46 f.Com a tamanha informatização das últimas décadas o processo de publicização das informações e as vendas on-line tornaram-se cada vez mais frequentes. A internet tornou-se uma ferramenta fundamental, porque é a interface entre a organização e o usuário. Isso é possível graças à usabilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito organizacional. As organizações observando essa tendência estão aperfeiçoando os processos que as envolvem diariamente a fim de melhorar a confiabilidade, a segurança, a unificação dos processos cotidianos, o planejamento eficiente e eficaz, assim como a melhor estratégia de mercado. Para que as instituições consigam atingir esse objetivo, surgiram algumas soluções de mercado denominados modelos de referência que visa as melhores práticas de negócio com o intuito de aprimorar a gestão, reduzindo gastos extras, tempo de produção, tempo de entrega e melhoramento dos serviços de suporte. Dessa maneira as organizações estão oferecendo mais que uma venda ou produto de qualidade, mas sim, a diferenciação no serviço oferecido aos clientes chamado de pós venda. A ITIL propõe exatamente isso, ela viabiliza a aplicação das melhores práticas de gestão para aprimorar os serviços e condiciona que a empresa obtenha as certificações ISO 9001.pt-BRITILMelhores práticasModelo de referênciaCiência da computaçãoSistemas de informaçãoAs dificuldades encontradas na aplicação do Information Technology Infrastructure Library (ITIL) nas organizaçõesMonografia