Reisner, Aline Josiane2014-10-0620142014-10-062014-10-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/77398b95-4494-484f-910b-cb5ca08cc07a82 f.O presente trabalho pretende aliar os conceitos de gestão de marca e identidade visual na construção de uma estratégia empresarial e aplicá-los em uma instituição. A partir destes estudos, analisou-se a identidade visual da empresa Olinda FM, constatando-se, através de uma pesquisa qualitativa, a permanência da marca, atribuindo-lhe apenas novo posicionamento e personalidade através da gestão. Buscou-se ainda propor um projeto gráfico de identidade visual corporativa forte e consistente, baseada na comunicação simples e coerente, organizada e alinhada com os conceitos e atributos da marca, contribuindo para a empresa se destacar e diferenciar no mercado.pt-BRCiências Sociais AplicadasDesignDesign gráficoMarcaIdentidade visualEstratégiaPosicionamentoIdentidade visual corporativaA gestão de marca e a identidade visual como estratégia empresarial: um estudo de caso na empresa Olinda FMTCC