Hentges, Angela Maria Weichsung2016-04-1320162016-04-132016-04-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/7a80786c-d813-4528-9b03-c9cadba4bfd552 f.As obras literárias são compostas por elementos que integram a realidade material da humanidade do mesmo modo que, por sua vez, também compõem a própria realidade. Dessa maneira, podem conter de forma implícita ou explícita o modo de pensar e conceber o mundo em determinada época. O presente trabalho analisa sob a luz dos Estudos Culturais e da Análise Crítica do Discurso (ACD), a obra O Olho Mais Azul, de Toni Morrison, com o intuito de evidenciar as relações desiguais de poder e discutir de que modo essas relações influenciam a constituição da identidade do sujeito negro dos EUA da década de 40 do século passado. Partindo de conceitos como alteridade, diáspora, aculturação, analisaremos os reflexos do discurso racista na constituição do sujeito negro, especialmente do sexo feminino analisando a personagem Pecola Breedlove e seus pais, Pauline e Charlie. Articularemos as relações entre cultura e sociedade, raça e gênero dentro de um recorte da história que antecede a luta pelos direitos civis dos negros, possibilitando uma reflexão a respeito da condição da mulher negra na sociedade norte americana.pt-BRLinguística, Letras e ArtesLetrasLíngua inglesaAlteridadeIdentidadeMulheres negrasACDEstudos culturaisVocês são feias, pretas e feias! : análise de O olho mais azul, de Toni MorissonTCC