Krombauer, Luana Ferrari2016-11-2220162016-11-222016-11-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/7af8f966-797a-42de-96d1-9e49b9a1a47f26 f.O varejo é um setor que requer diariamente ações que visam à inovação. Nesta direção, este artigo tem por objetivo identificar o comportamento dos gestores do setor varejista dos eletrodomésticos frente às novas tecnologias na cidade de Santa Rosa. Para atender o objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. Foram realizadas entrevistas previamente agendadas com cinco gestores de lojas do varejo que trabalham no ramo de eletrodomésticos. Os resultados mostram que o e-commerce tem apresentado um crescimento significativo no mercado e tem se tornado uma forte tendência, mas, no entanto, os gestores entrevistados demonstram não se sentem muito ameaçados e acreditam que a cultura local não está voltada para este tipo de compra. Pode-se perceber também que as ações de capacitação do quadro funcional são desafios que exigem energia e motivação dos gestores. As estratégias de retenção de clientes e novas prospecções são semelhantes de todas as empresas entrevistadas. Neste estudo pode-se concluir que é imprescindível para as empresas estarem estendendo seus negócios à Internet, uma vez que já não podem ignorar o número de e-consumidores que vêm crescendo a cada dia.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão empresarialGestorVarejoEletrodomésticosNovas tecnologiasO comportamento dos gestores do setor varejista dos eletrodomésticos frente às novas tecnologiasArtigo