Mieth, Regina2016-11-2220162016-11-222016-11-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/7bc84cb3-a8bb-4fba-9fbc-45aa43c3088e24 f.Diante de um mercado competitivo e de um cenário de crise econômica é de fundamental importância que as micro e pequenas empresas utilizem a gestão estratégica de custos para se destacar no mercado, pois essa é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, na identificação de falhas e oportunidades no processo produtivo. O objetivo do estudo consiste em identificar os custos envolvidos no processo produtivo de uma serraria, definir a melhor forma de rateá-los e formar o preço adequado ao mercado para otimizar seus resultados e tornar sua administração mais eficaz. A metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, utilizando-se o instrumento de pesquisa bibliografica e estudo de caso. Por meio da gestão de custos foi possível diagnosticar o resultado final da venda dos produtos da empresa MMadeiras, que é uma indústria do ramo madeireiro que tem como principal produto o dormente, como subproduto a madeira serrada e como resíduo o cavaco. O processo produtivo dessa empresa caracteriza-se como produção conjunta. Para que os resultados fossem alcançados, utilizou-se o método de custeio por absorção para identificar os custos e o mark-up para formar os preços. Além disso determinou-se a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos. Conclui-se que o sistema de produção conjunta é uma ótima ferramenta da gestão de custos que proporciona informações relevantes na tomada de decisão.pt-BRCiências Sociais AplicadasFinançasMercado de capitaisIndústria madeireiraProdução conjuntaGestãoMargensResultadosA relevância da gestão estratégica de custos na formação do preço de produtosArtigo