Santos, Édina Aparecida Sperandio dos2019-02-0720182019-02-072019-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/7de9c777-30b0-4080-af63-284e03a6286f25 f.O objetivo do presente artigo é compreender as aspirações de carreira dos estudantes da geração Z. Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa em duas instituições (pública e privada) da cidade de Cruz Alta/RS. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa, em que foi elaborado um questionário com 26 questões, aplicados a 35 estudantes. Na escolha da carreira, observou-se que consideram as habilidades e vocação pessoal importantes, e a escolha de carreira deve ser tomada sem interferência de outras pessoas. Nos atributos para o sucesso, querem fazer o que gostam, e sentir sensação de realização ao cumprir o que desejam. Quanto aos atributos para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), os jovens querem trabalhar em um ambiente agradável, e terem possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Assim, isso faz com que as empresas necessitem compreender essa nova realidade, desenvolvam competências para motivar essa geração, além de ter inovação e valorização no ambiente de trabalho.pt-BRCiências sociais aplicadas.Geração Z.Escolha de carreira.Atributos de sucesso.Empresa dos sonhos.Compreendendo as aspirações de carreira: um estudo sobre a escolha, o sucesso e a empresa ideal para jovens da Geração ZTCC