Lucca, Jucélia das Graças da Silva2018-02-2320172018-02-232018-02-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/81ccae43-051a-41f2-91b3-7cc328fe145425 f.O estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva, documental, bibliográfica e de estudo de caso. O objetivo é identificar as competências que definem um bom profissional da área de vendas e as formas que o motivam para alcançar essa excelente performance. Na atualidade, diante das mudanças que permeiam o ambiente empresarial, em que se destaca o avanço da globalização e da tecnologia da informação, o fator humano tem ganho elevado valor. A motivação do profissional da área de vendas e as competências que formam o seu perfil são temas trabalhados e incentivados pelas empresas que visam alcançar o sucesso no atingimento dos seus objetivos, bem como possibilitar a realização do seu quadro funcional. O vendedor, nesse contexto, tem papel fundamental, comprovando que a sua competência no relacionamento com o cliente é a base do sucesso de uma empresa. Para compreender a forma como se desenvolve a competência nos profissionais da área de vendas e os fatores que motivam um bom vendedor foi aplicado um questionário à equipe de vendas do Sicredi, unidade de Ijuí, que revelou a percepção dos colaboradores quanto ao tema, foco do estudo. A realização do estudo permitiu compreender que a motivação do quadro de colaboradores passa pela compreensão das suas necessidades, expectativas e dificuldades que, devidamente atendidas certamente proporcionarão o alcance dos objetivos empresariais.pt-BRCiências sociais aplicadasMBA em gestão empresarialCompetênciasMotivaçãoVendasVendedorCompetências na área de vendas e Fatores motivacionaisTCC