Prestes, Rosi Maria2021-07-272019-11-182021-07-272021-07-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8279578c-69fa-40cc-80d1-866bfa893c9e122 f.A educação tem a capacidade de retirar as pessoas da alienação e transportá-las para o campo do saber, atuando de forma crítica e reflexiva. Neste contexto, fiz nesta pesquisa uma investigação, buscando compreender os limites e as potencialidades do processo de desenvolvimento de projetos cooperativos de aprendizagem, com estudantes de educação básica, para a constituição profissional docente e para a formação de cidadãos cooperativos inseridos no Programa A União Faz a Vida – PUFV. É uma pesquisa do tipo qualitativa, fundamentada teoricamente por Bogdan e Biklen (1994). O método para coleta de dados foi observação, entrevista e questionário com base teórica em Lüdke e André (1986). Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD – com fundamentação teórica de Moraes e Galiazzi (2014). Foram sujeitos da pesquisa 165 professores dos anos finais de escolas públicas de quatro municípios da região do Médio Alto Uruguai-RS que participam do PUFV. Na visão dos professores, o trabalho, por meio de projetos interdisciplinares, apresenta pontos fortes para a formação de sujeitos mais críticos, tais como a participação dos alunos e a integração da escola com a comunidade, que propicia espaços e momentos para falarem melhor em público, perderem a timidez, o aluno pesquisar, buscando conhecimento, e atender às necessidades de cada turma, bem como a interação entre professores. Também apresentam pontos a ser melhorados, como tempo para o planejamento e organização das atividades. Os docentes destacam a formação por área do conhecimento como muito importante e valiosa para sua atuação como professor. Com isto, o perfil do profissional da educação está ajustando-se e as formações continuadas têm este importante papel: manter a equipe escolar sempre atualizada, inovando e aprimorando as práticas pedagógicas. Um ponto fundamental, apontado como um limite na formação docente no trabalho por projetos, foi a dificuldade em interligar os conteúdos e fazer a interdisciplinaridade na essência, pois existe no papel, e, na verdade, muitas vezes fica somente nisso, sem, de fato, o professor ter conseguido, com êxito, fazer a conexão dos conteúdos do currículo com o projeto. Outro aspecto que os professores relatam está em sua sobrecarga de trabalho, o que limita, muitas vezes, sua participação em formações e demais atividades, pois atuam em várias escolas. A formação docente, em sua essência, busca impactar direto nos espaços escolares, com foco na qualidade do ensino e do aprendizado das crianças e jovens. Neste sentido, estamos evoluindo para uma profissão que desenvolva seus próprios saberes, respeitando o contexto histórico, mas também olhando e vislumbrando o futuro por meio de renovação permanente das licenciaturas. A formação continuada, como a pesquisa mostrou, é de fundamental relevância para os professores, uma vez que eles precisam de formação específica em suas áreas de atuação, melhorando, assim, sua ação como docente. Defendo a tese de que o processo de desenvolvimento de projetos de aprendizagem com estudantes de educação básica, contribui para o desenvolvimento profissional docente e para a formação de cidadãos cooperativos. Para embasamento teórico elencada, buscou-se respaldo em autores como Morin, Sacristán, Fazenda, Hernández e Ventura, Saviani, Tardif, Pimenta, entre outros.pt-BRCiências Humanas.Educação nas ciências.Cidadãos cooperativos.Formação de professores.Trabalho por projetos.Formação de professores no contexto do desenvolvimento de projetos de aprendizagemTese