Bonfada, Edenilso José de Pellegrin2013-03-1520122013-03-152013-03-15https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/82d0bb3d-e74a-40a0-9c20-1e4d985b383123 f.A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.pt-BRConhecimento prévioEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoFísicaCiências Exatas e da TerraAprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinarMonografia