Dalpiaz, Laura Scheren2014-08-1320142014-08-132014-08-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/831dc46d-a90b-40cc-bd55-52ccc4f16ae324 f.Os cenários contemporâneos da sociedade do conhecimento indicam que o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois com profissionais criativos e comprometidos é possível que essa organização obtenha bons resultados no seu campo de atuação. Para que esses profissionais permaneçam dando suas contribuições e se sintam comprometidos com a organização onde trabalham, ações adequadas de endomarketing podem ser fundamentais. O estudo realizou um diagnóstico de Endomarketing de uma instituição comunitária regional de ensino superior, a Unijuí (sede em Ijuí/RS), a partir das quatro variáveis do marketing interno – companhia, coordenação, custo e comunicação – para identificar como os colaboradores que atuam na atividade-fim avaliam as ações de endomarketing e comparar as diferenças significativas dessa avaliação, visando o fortalecimento das ações de endomarketing praticadas pela Instituição. O trabalho foi dividido em sete partes: introdução; referencial teórico; opção metodológica; caracterização da amostra; caracterização da instituição e do seu programa de endomarketing; análise dos dados obtidos; e as conclusões apuradas. A menor diferença apurada no diagnóstico foi Sentir-se realizado profissionalmente com o trabalho executado, da variável Companhia; e a maior diferença apurada foi Outras formas de recompensa além do salário, da variável Custo.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão de pessoasMarketing internoEndomarketing mixUniversidadeO endomarketing na Unijuí: um estudo com docentes e técnicos-administrativosArtigo