Horn, Roseli2016-11-0120162016-11-012016-11-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8515dc21-a90a-421b-832b-3f647fbdd99970 f.Compreender o comportamento do consumidor, os fatores que exercem influência antes, durante e depois da compra tornou-se fundamental para as empresas. Neste sentido a pesquisa terá por objetivo estudar o comportamento de compra, uma vez que se consegue satisfazer as suas necessidades conhecendo-as. Distinguir como os consumidores utilizam os produtos e serviços é crucial para o sucesso do todo. O objetivo deste trabalho foi observar o consumidor no ponto de venda, mais precisamente realizar um estudo de caso em uma loja de confecções. Utilizou-se por base o método de Underhill (2009), a ciência do consumo que visa observar como as pessoas fazem compras. O acompanhador analisa de modo a não ser percebido, logo não exercer influência sobre o comportamento de compra. Para complementar aplicou-se também um questionário com o objetivo de conhecer a percepção dos consumidores com relação a loja. Os resultados obtidos indicaram vários fatores importantes para a loja como: a necessidade da presença de espelhos nos setores e poltronas, uma vez que se observou que os consumidores permanecem em média 50 minutos dentro da loja e muitos realizarem as suas compras acompanhados de amigos e cônjuges ou filhos que são carregados no colo.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialPublicidade e PropagandaComportamento do consumidorVarejoPonto de vendaComportamento de compra dos consumidores: estudo de caso em loja de confecçãoMonografia