Porciuncula, Cleber Mateus Duarte2013-05-0720122013-05-072013-05-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8534e06e-e635-4771-8fad-3a76d38e53c218 f.O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa documental com abordagens qualitativas e quantitativas, tem como objetivo problematizar e discutir a Modelagem Matemática enquanto estratégia de ensino para o Ensino Médio. A referida pesquisa considera como fonte de dados empíricos, produções elaboradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no componente curricular Modelagem Matemática, nos anos de 2009 e 2010. Os dados coletados são confrontados e analisados a partir de discussões apresentadas pelos Documentos oficiais (BRASIL, 2002, 2006), (RIO GRANDE DO SUL, 2009) e de aportes teóricos de autores como, Ferruzi (2003), Kluber e Burak (2007), Borges e Nehring (2008), Borges (2010), entre outros. Nas referidas produções acadêmicas são considerados os conteúdos matemáticos abordados, os tipos de modelos matemáticos utilizados, as outras áreas do conhecimento envolvidas e as potencialidades de reflexões a partir da produção, a fim de perceber aspectos importantes da modelagem como estratégia de ensino. As conclusões deste artigo apontam que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino, pode contribuir com a etapa final da Educação Básica.pt-BREnsino de matemáticaMetodologias de ensinoEstratégias de ensinoModelagem matemáticaEnsino médioMatemáticaCiências Exatas e da TerraModelagem matemática como estratégia de ensino no ensino médio: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de matemática - licenciaturaMonografia