Richter, Joel Luis2020-02-2220192020-02-222020-02-21https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8585c275-8783-4a8e-abb5-fd05e891a62620 f.A educação formal, em nível de Educação Básica, é essencial na formação/constituição dos seres humanos. Possibilita, a partir da aprendizagem de conhecimentos de diferentes áreas, o desenvolvimento cognitivo, o que amplia as possibilidades de o sujeito viver em sociedade e na sua formação profissional. Nesse contexto, a Matemática, como uma área de conhecimento, é fundamental. Porém, pesquisas como a de Soares (2007) indicam o baixo desempenho dos estudantes com relação a habilidades que consideram conceitos matemáticos, de forma especial aos relacionados a números inteiros. Nesse sentido, a pesquisa que embasa o presente artigo, tem como objetivo identificar e analisar entendimentos produzidos por alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública do município de Ijuí, acerca dos números inteiros, com o desenvolvimento de um questionário no aplicativo MathGO onde as questões são baseadas no que propõe três Descritores (16, 18 e 20) da Prova Brasil. A partir dos resultados e com base em Van de Walle (2009), Glaeser (1985) e Teixeira (1993) é realizado um levantamento de potencialidades e dificuldades encontradas na resolução dos exercícios.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemática.Números Inteiros.Software Educacional.Avaliação Externa.Entendimentos apresentados por estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental acerca dos números inteiros: uma analise a partir do desenvolvimento de questões no aplicativo MathgoMonografia