Strieder, Debora Welter2020-05-0620192020-05-062020-05-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/858f68e9-c98e-4ded-9255-edd6ab00e84138 f.O presente trabalho visa mostrar a importância do se-movimentar na vida das crianças, principalmente no que se refere à dança como conteúdo de ensino nos Anos Iniciais. Por isso tem- se por objetivo a reflexão e análise da atuação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o se-movimentar e neste, em especial, o ensino da dança, buscando compreender a sua importância no desenvolvimento motor e no processo de ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com uma abordagem exploratória com ênfase num estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica buscou-se a interlocução com autores como Kunz (2017), Filgueiras (2002), Filho (2014) entre outros. Participaram da pesquisa cinco professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Cândido Godói/ RS. Por isso, a partir do questionário foi possível evidenciar que a formação inicial das professoras é extremamente importante para poderem alicerçar toda a organização e sistemática inicial do trabalho docente, buscando saber sobre a escola de atuação e quais as suas intencionalidades com as crianças. Pelas respostas das professoras ficou claro que a formação inicial não deu conta sobre as questões mais gerais do ensino da Educação Física, e menos ainda com relação à dança. E por isso, é importante que os professores continuem seu processo de formação, assim que observarem suas dificuldades.pt-BRCiências HumanasPedagogiaSe-movimentarAprendizagemDançaA criança, o movimento corporal e a dança: desvelando práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamentalTCC