Kommers, Sheila Stock2012-06-0520112012-06-052012-06-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8634e35c-5c94-4899-bd93-8b5c4add786e46 f.Partindo do pressuposto que a literatura infantil e infanto-juvenil têm fundamental importância na formação dos sujeitos e tendo em vista a sua inserção no cotidiano escolar e a diferença que ela faz na vida dos alunos, pensou-se em desenvolver pesquisa neste campo. Para isso foram trazidos alguns conceitos e autores que tratam do tema. Foram levantadas também algumas problemáticas enfrentadas pelo adolescente nesta faixa etária, seus conflitos, o preconceito e as diferentes formas de violência e como a literatura infanto- juvenil pode ajudar neste momento. Porém, foi abordado principalmente de que maneira o professor pode trabalhar com a literatura infanto-juvenil como uma aliada na dissolução de tais problemas dentro da comunidade escolar. Assim, foram analisadas três obras, uma que trata sobre o tema racismo, intitulada Pretinha, eu?, do autor Júlio Emílio Braz, outra que fala sobre a discriminação aos deficientes físicos, que é o livro Ímpar, de Marcelo Carneiro da Cunha e um sobre o bullying, de Luis Dill sob o título Todos Contra Dante.pt-BRLiteratura infanto-juvenilEscolaPreconceitoLiteratura infanto-juvenil: uma possibilidade para dissolver o preconceitoMonografia