Covari, Cirlani2017-07-2520162017-07-252017-07-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/86aca7e9-b749-4894-9c8c-50e8fa18491728 f.Este artigo aborda algumas questões referentes aos efeitos da literatura no processo de alfabetização de crianças na escola e refletir sobre os fatores que contribuem essencialmente para sua realização. Para tanto, dialogo com alguns teóricos que propõem discussões e esclarecimentos a respeito da temática. E, a partir de entrevista com professora de terceiro ano do ensino fundamental, evidencio a importância de se trabalhar a leitura e suas dificuldades em sala de aula, considerando e explorando os diversos aspectos que conduzem a criança a uma visão mais ampla dos temas. E, por fim, enfatizo a necessidade de uma prática de ensino de leitura que seja significante e satisfatória que motive as crianças os alunos a realizarem leituras futuras.pt-BRCiências HumanasPedagogiaLiteratura infantilFormação de leitoresLeituraAlfabetizaçãoLetramentoLiteratura infantil: efeitos na alfabetizaçãoArtigo