Pettenon, Alex Fernando2020-11-102020-04-062020-11-102020-11-10https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8aae478b-7097-439e-a9d3-09a2344f036b26 f.O tema do presente trabalho parte da importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado. O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa, é diante um cenário em que a tecnologia vem integrando cada vez mais na vida das pessoas, que as empresas precisam se enquadrar com uma maior flexibilidade e adaptações para seguir se desenvolvendo. Deste modo, o objetivo da pesquisa consiste em entender quais os perfis dos empreendedores no setor do varejo na cidade de Ajuricaba/RS perante as suas características, as motivações e as principais barreiras encontradas. A metodologia utilizada contemplou em uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório em profundidade envolvendo tópicos na aplicação de um questionário por meio de uma amostra não-probabilística por conveniência, desta forma, obtendo-se um retorno de 60 questionários respondidos corretamente pelos empreendedores dentre os 62 questionários aplicados para a coleta de dados. Constatou-se que o crescimento da competitividade no mundo dos negócios exige dos empresários algumas estratégias de negócios para que consigam se manter vivos gerando lucratividade, de tal modo, que pode levá-los a se destacar no mercado, Dessa forma, o empreendedorismo indaga a visualização de oportunidades de negócios onde existe uma busca incessante por inovações, assumindo riscos calculados com a intenção de obter renda, reconhecimento e crescimento no mercado. Conclui-se que os empresários buscam aprimoramentos contínuos e necessários para sempre estarem preparados para oportunidades e ameaças que o mercado impõe com frequência.pt-BRCiências Sociais AplicadasVarejoPerfil empreendedorMotivaçãoOportunidadesBarreirasO perfil empreendedor de varejistas do município de Ajuricaba/RS: uma análise das características, motivações e barreiras para empreenderTCC