Somavila, Isadora2016-11-0920162016-11-092016-11-09https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8d583cc1-0a75-4cef-b917-45870aee8e1a38 f.A Educação Física brasileira está passando por uma transformação, na qual cada vez mais professores têm buscado alterar suas formas de atuações docentes, buscando proporcionar aos alunos o direito de contato com temas da cultura corporal de movimento. Diante disso, esta pesquisa objetivou identificar os motivos da transformação na atuação pedagógica de uma professora de Educação Física, que atua em uma escola pública de uma cidade localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Assim, a essência desse estudo está em compreender o que levou uma professora que desenvolvia suas aulas de forma tradicional, passar a atuar numa perspectiva inovadora. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvido um estudo de caso com uma professora no qual foram utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada como instrumentos para levantamento de dados. Os resultados dessa pesquisa indicam que a educadora investigada não se sentia satisfeita com sua atuação docente, mas não percebia alternativas para consolidação de um novo modo de ensinar. As ações de mudança na concepção da professora, somente foram geradas a partir de diálogos com uma acadêmica do curso de graduação em Educação Física, de uma universidade da região, sobre as aulas na formação inicial e a possibilidade de realização de um estudo colaborativo com acadêmicos, centrado na organização de o que ensinar no ensino fundamental. A partir desse fato, a docente buscou contato com o curso de Educação Física em uma universidade da região solicitando auxílio no planejamento de suas aulas e demonstrando interesse em realizar um estudo colaborativo para a escola em que trabalha. Nesse sentido, uma alteração na forma de atuação docente – de um modo tradicional para práticas inovadoras – não ocorre ao acaso. É preciso algum acontecimento que possibilite a iniciativa de mudança.pt-BRCiências da SaúdeEducação FísicaAtuação docenteModo tradicionalAcontecimentoPráticas inovadorasO processo de transformação na atuação pedagógica de uma professora de educação física: identificando os motivosTCC