Souza, Fabricio de2020-02-2420192020-02-242020-02-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8fcec771-961f-4f21-b52c-06b6639e50c594 f.Design, Educação e Patrimônio Cultural, três grandes áreas que possuem um diálogo entre si. Com o presente trabalho, busca-se o fortalecimento dessa interdisciplinaridade dos diferentes campos dos saberes, onde foi possibilitada a construção de um jogo educativo do Museu Antropológico Diretor Pestana. Este jogo educativo é concretizado dentro de um produto projetado que possa cumprir com o propósito de educar para o patrimônio, sendo uma forma de mediação entre os indivíduos e o bem cultural, podendo aproximar cada vez mais a comunidade junto ao Museu, espaço de salvaguarda da memória coletiva e também um espaço de pesquisa e reflexão. O projeto teve como condução metodologias científicas e também a metodologia projetual de Munari (1998), sendo adaptada para ter uma contribuição fundamental para análises e execuções dentro do pensamento de projeto que o design agrega ao produto. Conclui-se que é necessária a criação deste jogo dentro do campo da educação patrimonial para gerar respeito e valorização pelo patrimônio cultural por meio de uma atividade educativa, afinal, também é divertido aprender e ensinar brincando.pt-BRCiências sociais aplicadasDesignDesign de brinquedosEducaçãoEducação patrimonialMuseuGuia: design de jogo educativo para a valorização do patrimônio culturalMonografia