Schmidt, Stéfani Teresa2021-12-272021-12-142021-12-272021-12-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/9230dc1c-f651-4aac-92c5-88b0e067dd4c69 f.A contabilidade de custos é um dos principais sistemas de controle para as empresas, porque ela se torna de suma importância para as organizações, permitindo demonstrar os principais assuntos que a tornam necessária e indispensável para conduzir uma melhor gestão no processo de tomada de decisão. Neste sentido, o estudo teve como objetivo realizar uma análise do custo, volume e resultado dos produtos de uma empresa comercial do agronegócio, que potencialize os gestores com informações e indicadores para o processo de gerenciamento. Utilizou-se da metodologia científica no delineamento do estudo, classificando-se como pesquisa aplicada e descritiva no que se refere ao seu objetivo, com a abordagem do problema de forma qualitativa. A coleta de dados se deu por dois meios: entrevistas despadronizadas com o represente legal da empresa e a observação. Desta forma, foram mapeados os processos internos de compras, precificação e comercialização da empresa, apurado os custos, preços, margens e resultados por segmentos de produtos e apresentados os indicadores gerenciais da análise do custo, volume e resultado para a fundamentação do processo decisório. Constatou-se no estudo que é necessário rever a forma como é apurado o custo da compra dos insumos, projetando dados, o acompanhamento referente aos gastos desde a compra até a venda, a fim de formar e analisar preços competitivos no mercado de alta concorrência, além de apurar os indicadores de margens, resultados e possível lucratividade de cada linha de insumos, assim como instrumentalizar os gestores com informações da gestão de custos que são fundamentais para decidir sobre os tipos de insumos a serem comercializados, a redução de custos e despesas operacionais, assim como os indicadores de margens, ponto de equilíbrio, margem de segurança e níveis e rotatividade de estoques.pt-BRCiências sociais aplicadas.Ciências contábeis.Insumos.Precificação.Custos.Resultados.Preços.Gestão de custos e preços e resultados na potencialização de insumos em uma empresa do agronegócioMonografia