Schneider, Leandro2015-11-1720152015-11-172015-11-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/94f12167-b678-4ed3-835c-9368bc6b707f32 f.Este trabalho tem como tema principal a análise comportamental de algumas empresas do ramo varejista da cidade de Ijuí nas redes sociais, e apresenta como objetivo de estudo construir o conhecimento sobre a realidade das empresas estudadas nos meios digitais, bem como analisar sua conduta, promovendo ações de melhoria. Deste modo, o estudo evidenciou como alvos específicos o comportamento das empresas no Facebook, bem como o envolvimento dos seus fãs e clientes com estas ações. O modelo de pesquisa utilizado foi delimitado como uma pesquisa de campo, onde baseou-se na experiência realizada de forma qualitativa e quantitativa, analisando dados obtidos para o comparativo das empresas subdividido em pesquisas bibliográfica e netnográfica, e por fim, sua análise. O presente trabalho consiste em observação e análise das referidas empresas, percebendo seu comportamento e suas atuais estratégias nas redes sociais propondo possíveis ações de melhoria.pt-BRCiências Sociais AplicadasMarketingComunicação digitalMarketing digitalComportamento on-lineNetnografiaVarejoFacebookSISTEMATIZAÇÃO DE EXPERISistematização de experiência profissional: estudo compartivo do comportamento de duas empresas ijuienses do ramo varejista no facebookTCC