Gollo, André Luiz2018-04-2320172018-04-232018-04-23https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/953c7761-7bee-4853-8149-88c7d7c16d3090 f.Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a representação do feminino na publicidade contemporânea pode influenciar na formação das identidades de gênero, buscando estabelecer uma relação entre sociedade, identidade e publicidade. Para tal, é feita uma revisão bibliográfica que visa contextualizar as identidades culturais e o seu processo de construção em meio à globalização e à sociedade pós-moderna, bem como analisar o papel da publicidade enquanto agente de transformação social, pontuando as relações entre os âmbitos social e o mercadológico da prática publicitária em meio ao contexto neoliberal capitalista. Agregarão também à esta monografia os estudos do movimento feminista acerca das questões de identidade e estereótipos de gênero, afim de fornecer o suporte teórico necessário para realização de uma análise da representação feminina na publicidade contemporânea. Busca-se, com isto, perceber de que maneiras o feminino é representado pelas marcas a partir de estereótipos estéticos e comportamentais. É realizada, também, a apresentação do case da marca Skol, provendo um exemplo de inovação em representação feminina na publicidade. A pesquisa, no ponto de vista da formação das identidades de gênero, mostra-se não conclusiva, fazendo-se aberta para futuros aprofundamentos.pt-BRCiências sociais aplicadasComunicação social - Publicidade e propagandaPublicidade contemporâneaIdentidadeGêneroRepresentaçõesEstereótiposComo as representações do feminino na publicidade contemporânea podem influenciar na formação das identidades de gêneroMonografia