Rakowski, Denise Megier2016-04-1420152016-04-142016-04-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/96279406-0b5b-456a-957a-943b21d0f56a87 f.Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.pt-BRLinguística, Letras e ArtesLetrasLíngua inglesaProcesso de ensino-aprendizagemAbordagemMétodoEscolas públicasEscolas de idiomasO processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomasTCC