Oliveira, Rosenara Beatriz de2012-07-2320122012-07-232012-07-23https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/962dabd9-b6e5-4c74-b019-539f836ae4a644 f.Embora sendo um estudo localizado, o presente trabalho tem como propósito a reflexão sobre aspectos considerados relevantes para viabilizar uma educação de fato inclusiva, bem como quais as condições pessoais / profissionais dos sujeitos da escola para uma atuação que acolha e respeite a diversidade. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, nos propomos a ouvir profissionais de uma escola regular, da rede privada do município de Santo Ângelo- RS, que atuam com sujeitos com necessidades especiais, mantendo constante interlocução com a literatura da área e a fala dos entrevistados. Para compreendermos a escola de hoje, torna-se necessário olharmos para o passado. Dessa forma, procuramos fazer um breve resgate histórico sobre as mudanças e avanços que ocorreram no mundo todo em relação à Educação Especial, em busca de uma educação inclusiva como forma de combater atitudes discriminatórias e garantir uma educação para todos.pt-BRInclusãoEscolaDiversidadeEducadorIdentidadeDiferençaA escola, a diferença e os sujeitos que nela operamMonografia