Sulzbach, Fabiana Fátima2017-09-0620172017-09-062017-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/96ee8987-c721-4f95-9980-0940d424984c52 f.Este estudo trata do tema “Alfabetização de Jovens e Adultos: Resistência, Sonhos e Esperança.” Tem como objetivo investigar como ocorre o processo de alfabetização de adultos buscando compreender quais as causas que levam muitas pessoas a serem analfabetas e/ou quais os motivos destas não terem concluído seus estudos quando em idade escolar, e porque, ainda existe analfabetismo no Brasil e no município de Santa Rosa/RS. A opção metodológica se caracteriza como um estudo bibliográfico e empírico. A produção de dados do campo empírico foi realizada através da observação de aulas da turma da Totalidade 1 de uma escola estadual em Santa Rosa/RS. Nestas observações foram realizadas intervenções, em forma de entrevistas, a fim de ouvir as narrativas de três adultos da idade de 40 a 65 anos de idade. Viver o processo de alfabetização para muitos alunos da Educação de Jovens e Adultos significa ampliar a visão de mundo, buscar autonomia. Neste sentido a escola não se limita apenas a uma tarefa escolar, mas está atrelada a atender as expectativas, por isso quando o sujeito se alfabetiza há possibilidades de obter uma vida melhor ou pelo menos com mais oportunidades. No entanto, na escola a alfabetização de jovens e adultos não acontece da mesma forma como na infância, não é um processo simples de ensinar a leitura e a escrita, pois a prática requer muito conhecimento teórico. O professor precisa refletir buscar novas metodologias e adequá-las à realidade de seus alunos, buscando formar sujeitos críticos, reflexivos, além disso, os alunos necessitam ser motivados para que não desistam dos desafios e das dificuldades em relação ao processo de alfabetização. Nesse sentido, buscou-se também entender porque a taxa de analfabetismo no Brasil e na cidade de Santa Rosa/RS não diminui. A superação do analfabetismo é uma meta muito relevante, porém enfrenta-se ainda exclusão social, preconceito em relação aos sujeitos analfabetos e isso faz com que estes acabem por não procurar a escola para não serem visualizados. Se o processo de alfabetização de jovens e adultos se tornar uma prática sistemática que venha a formar sujeitos críticos, autônomos, há possibilidades de reduzir os índices de analfabetismo e construir um país humanizado, justo e igualitário.pt-BRCiências HumanasPedagogiaAlfabetizaçãoEscolaAnalfabetismoEducação de Jovens e AdultosAlfabetização de jovens e adultos: resistência, sonhos e esperançaMonografia