Basso, Igor Francisco2017-08-2820172017-08-282017-08-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/9758de07-a3fd-4f74-8666-57062632351416 f.O fortalecimento de marca e a formulação de estratégias de comunicação constituem-se em uma necessidade das empresas que buscam diferenciação e sustentabilidade no mercado global e altamente competitivo que vivenciamos atualmente. Nesse contexto existem muitas ferramentas potencialmente eficazes para alavancar uma marca e mantê-la na mente dos clientes. Dentre elas temos os mais diversos tipos de mídias, que, de maneira geral, são classificadas em tradicionais e digitais. Este estudo visa a identificar qual delas se constitui em uma ferramenta mais efetiva e eficaz na consolidação e manutenção de marca da empresa IVM FOTO PRODUTOS, localizada em Ijuí (RS), a partir de uma pesquisa bibliográfica e em websites. Durante a execução do trabalho foi possível perceber que a estratégia atual da empresa estava desatualizada e era insuficiente para as pretensões do negócio. As alternativas propostas servirão de base para uma nova formulação estratégica acerca do planejamento de comunicação e divulgação da marca e dos produtos comercializados pela empresa.pt-BRCiências Sociais AplicadasMarketingMarcaEstratégia de comunicaçãoMídiasEstratégias de comunicação de marca e produto da IVM foto produtosArtigo