Mallmann, Sabrina2016-11-0120162016-11-012016-11-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/984e4744-07ba-4767-a4f1-5c3d580e597a131 f.Com a mudança de paradigmas, dos meios de comunicações e mídias digitais e a crescente expansão no uso das marcas e formas de se divulgar empresas, instituições e/ou produtos percebe-se que essas marcas não se esforçam para fazer parte da vida dos consumidores ou criar vínculos emocionais com os mesmos. Com isso percebe-se a importância de estudos relacionados a gestão da marca e identidade visual para que assim ela seja capaz de despertas emoções, sentimentos e desejos mais fortes nos consumidores. Uma marca que faz o uso cinco sentidos de percepção humana: visão, audição, tato, olfato e paladar em sua essência, é capaz de fidelizar os usuários e solidificar a mesma de uma forma extremamente eficaz. Percebe-se ainda a necessidade de fazer o uso do Design Social, que tem seu foco no cidadão e que atua em um processo participativo para saber as condições, pontos de vista, e necessidades da marca. O presente trabalho tem como proposta o desenvolvimento da identidade visual de um projeto chamado TAC-Futebol com Vida a partir do brand sense. O desenvolvimento tem por objetivo incorporar os cinco sentidos de percepção humana na marca para que ela se solidifique através de sua essência e desperte emoções e sentimentos nos seus usuários. Atualmente, a marca possui uma identidade visual a qual não segue nenhum padrão e é usada de várias maneiras diferentes não possuindo uma estrutura adequada. Para melhorar os problemas de identificação, uma das soluções apresentadas nesse trabalho é a criação da identidade visual e uma padronização da marca, onde a mesma envolve os cinco sentidos humanos e desperta emoções. A marca possui um som, uma textura, um cheiro e um gosto, além da visualização da identidade. Com o resultado, foi possível perceber o melhoramento da identidade visual e a capacidade da mesma de envolver o seu público com emoções e sentimentos mais fortespt-BRCiências Sociais AplicadasDesignDesign GráficoDesign socialArquitetura de marcaBrandingGestão de marcaProposta de identidade visual do projeto Tac-futebol com vida a partir do Brand SenseTCC