Müller, Kathleen2016-08-2220152016-08-222016-08-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/98e8a2f7-54c6-4d02-ac07-ff2b0ce1da9952 f.O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a complexidade do processo de transição da educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Traz à reflexão políticas públicas educacionais que orientam estes tempos de aprendizagem. Salienta a importância de compreender estes tempos como etapas da Educação Básica e aponta a necessidade da escola, em seu projeto político pedagógico, prever ações educativas e pedagógicas entre os professoras, com as crianças e com os familiares promovendo uma transição sem traumas e descontinuidades. Busca confirmações junto às professoras e crianças de uma escola da rede municipal, na perspectiva de explicitar que este processo é necessário e possível.pt-BRCiências HumanasPedagogiaEducação infantilEnsino fundamentalTransiçãoA articulação entre educação infantil e anos iniciaisMonografia