Lunardi, Ana Marli Frederech2019-05-2120182019-05-212019-05-21https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/993c7d30-bb0c-4382-8d18-704954a7defc13 f.Este artigo analisa e identifica fatores relevantes para uma comunicação organizacional eficiente, levando em consideração, principalmente, a relevância dos gestores e líderes neste processo. Partindo da ideia de que o grande responsável pela gestão de uma organização seja seu líder, e que a comunicação é um dos alicerces de uma organização, cabe aos executivos e líderes compreenderem seu processo e inseri-la como instrumento de gestão. Neste contexto, este estudo apresenta o coaching como uma ferramenta capaz de direcioná-los ao pensamento estratégico, potencializando o autoconhecimento, sua visão sistêmica, e, por consequência, suas habilidades e percepções sobre a comunicação. Esse artigo discorre, portanto, sobre a relevância da comunicação nas organizações, levando em consideração, sobretudo, a postura de líderes preocupados em bem se comunicar com seus colaboradores e que, por conta disso, têm buscado o coaching para aperfeiçoar suas habilidades a fim de promover o desenvolvimento de competências e uma liderança ativa.pt-BRCiências sociais aplicadas.Comunicação organizacional.Coaching executivo.O impacto do processo de Coaching na Comunicação Organizacional: Um estudo de caso dentro do ramo imobiliárioTCC