Garcia, Cledir Tania França2014-10-3020142014-10-302014-10-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/9f54ea52-12c5-49dc-99e6-b85fcc79f49e63 f.A Educação Continuada propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social. Na área de enfermagem necessita de atenção contínua, no sentido de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, no intuito de conciliar as demandas de desenvolvimento pessoal e grupal com a organização e a sociedade. O estudo busca analisar o Serviço de Educação Continuada numa organização hospitalar como estratégica de desenvolvimento de competências a partir da percepção dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida em um hospital filantrópico no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos do estudo constituíram-se em 60 profissionais, sendo 30 enfermeiros e 30 técnicos em enfermagem, de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de trabalho na instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, contendo duas partes: a primeira com perguntas objetivas para identificação e a segunda com perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar e expressar suas percepções. Os dados foram analisados a partir da metodologia proposta por Minayo (2008): ordenação, classificação e análise final. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise temática, emergindo três categorias analíticas: “Práticas Desenvolvidas pelo Sistema de Educação Continuada na Ótica da Equipe de Enfermagem”; “Contribuições do Sistema de Educação Continuada no Desenvolvimento de Competências Profissionais na Enfermagem” e “Limitações do Sistema de Educação Continuada”. Dentre as práticas desenvolvidas destacam-se as capacitações, os treinamentos, cursos, jornadas, como contribuições ressaltá-se a atualização de conhecimentos, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências específicas na área de enfermagem, enquanto que como limitadores das práticas pontuou-se os horários das capacitações, os conteúdos desenvolvidos e a existência de capacitações apenas teóricas. O estudo permitiu constatar a fundamental importância do Sistema de Educação Continuada em Enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento de competências profissionais.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestor de pessoasEducação continuadaEnfermagemPercepção de equipeCompetência profissionalO serviço de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagemTCC