Veit, Simoní C. H.2017-07-2520172017-07-252017-07-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a01fdf9c-b3e7-4de8-b677-b92f79b0460a45 f.O presente trabalho investiga as metodologias ativas e suas possibilidades para o ensino de língua estrangeira. Para a realização desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica na literatura especializada bem como nas referências legais brasileiras. No primeiro capítulo é apresentada uma definição de metodologias ativas e o estado de sua arte. O segundo capítulo apresenta as competências e habilidades para o ensino de língua estrangeira no Ensino Médio que podem ser potencializadas com o emprego dessas metodologias, a partir da leitura dos PCN, BNCC, LDB e nas Orientações Curriculares Nacionais. O terceiro e último capítulo apresenta como as metodologias ativas podem potencializar o ensino de língua estrangeira nas escolas. Por fim, conclui-se que é possível desenvolver o ensino de língua estrangeira com o emprego de metodologias ativas, pois o ensino de língua estrangeira pode ser potencializado e aprimorado com o uso das Metodologias Ativas, sendo que as mesas proporcionam habilidades tais como maior autonomia, o exercício da criticidade e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.pt-BRLinguística, Letras e ArtesLínguas - inglêsMetodologias AtivasEnsino de Língua EstrangeiraAutonomiaMetodologias ativas para o ensino de língua estrangeira