Mazzurana, Milena Mori2019-12-1620192019-12-162019-12-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a3be572d-0c5b-42c8-94d7-1218867734c279 f.Com o desenvolvimento da tecnologia de locomoção que deu- se a partir de meados do século XX, ocorreu a superlotação das vias de circulação para veículos automotores nas grandes metrópoles e até mesmo nas cidades menos desenvolvidas. A partir de então, passou- se a verificar alternativas para otimizar o tráfego de pessoas e consequentemente de veículos, visto que na contemporaneidade as pessoas passaram a ter mais compromissos e menos tempo para administrar com deslocamentos. A inserção do transporte coletivo como alternativa para reduzir os grandes congestionamentos da frota veicular é um desafio que requer primeiramente mudanças de hábitos da população que já se encontra acostumada a circular com veículos de transporte individual, partindo e chegando ao destino conforme as suas próprias necessidades. Entretanto, cabe destacar que o tempo e o espaço utilizados têm valor significativo dentro do assunto de mobilidade urbana, evidenciando que cidades planejadas para o transporte coletivo apresentam maior eficiência e agilidade comparadas às cidades que não dispõem de linhas específicas para a circulação de veículos com estrutura para deslocamento coletivo de passageiros. Para assegurar a qualidade dos serviços de transporte coletivo, torna- se essencial inserir investimentos de estruturas capazes de suportar as pessoas e assegurar que estejam protegidas em quaisquer situações climáticas. Para tal constatação, este estudo propõem e instiga a inserção de um ponto de parada destinado exclusivamente para o resguardo dos alunos da Unijuí, da cidade de Ijuí. Ainda, propõem- se estudo para linhas que suportam a circulação de veículos com dimensões de veículos para uso coletivo.pt-BREngenhariasEngenharia CivilMobilidade UrbanaTransporte ColetivoPlanMob.Aferições para implantação de ponto de ônibus com desígnio universitário para a sede acadêmica da Unijuí na cidade de IjuíMonografia