Rodrigues, Francis Helena Mendonça2022-10-062022-07-282022-10-062022-10-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a4a60110-a13d-4151-b218-dd5e0a8ccaf659 f.Este trabalho busca trazer um breve histórico sobre a concepção de infância, infância no cenário brasileiro, e as leis que estão relacionadas a educação infantil e, consequentemente, ao ensino de música, buscando compreender a musicalização na escola em três categorias: a) A música é linguagem artística; b) A música tem uma dimensão estética; c) A música compõe parte de patrimônio artístico e cultural. Tais perspectivas são tratadas a partir de um questionário que foi respondido por dezenove professores e analisado à luz das categorias tendo por base autores e documentos, para assim refletirmos sobre as propostas relacionadas à educação infantil e ao ensino de música, trazendo aspectos sobre essas propostas na Constituição Federal de 1988, Lei das Diretrizes Básica da Educação e Base Nacional Comum Curricular. Na aprendizagem, a música é importante, porque os alunos começam a aceitar a música desde muito novos, e a maioria das crianças gosta de ouvir canções e cantar. Escutar e aprender músicas e cantigas faz parte da educação musical, além de oportunizar o lúdico, ainda estimula e desenvolve o gosto musical, a convivência e a socialização.pt-BRCiências Humanas.Pedagogia.Musicalização.Educação infantil.Sensibilidade estética.Educação musical.Formação.A formação estético musical da criança: um olhar especial para a educação infantil e ensino fundamental ITCC